"Ando devagar/porque já tive pressa..."

"Ando devagar/porque já tive pressa..."
"Nessa loooonga estraaaaada da viiidaaa..."

Blog destinado a narrar as vivências do autor, através de suas opiniões sobre fatos vividos, e de marcações cronológicas, objetivando deixar para descendentes e amigos suas impressões sobre passagens de sua vida, abrangendo pessoas com sd quais se relacionou e instituições em que laborou, tudo com a visão particular, própria de todo ser humano, individualizada, pois cada pessoa tem sua forma de pensar, ser e viver. Madeira

sexta-feira, 6 de junho de 2008

vivencias-madeira-cronológica (1979/1)


Tempo fechando no Espírito Santo


1979: ano complicado, bem complicado. Com um apto de três quartos pequenos e dependências alugado em Bento Ferreira, em um edifício simpático - com uma vaga de garagem que me obrigava a tirar o carro que às vezes trancava ou era trancado por outros carros - que eu tinha deixado alugado e arrumado em janeiro, quando vim só com Terezinha fazê-lo, chegamos todos (eu, Terezinha, crianças e Joana) de avião à Vitória, ao anoitecer de uma sexta feira, no início do mês de fevereiro, para na segunda eu me apresentar e começar a trabalhar. Já sabia que ia ter muito trabalho, pois - como nas outras comissões, à exceção da SR/Ceará - eu só pegava boca-podre, locais desorganizados e cheios de vícios, e a SR/ES era assim marcada (antes de vir tinha estado no CI/DPF e levantado os dados e informações sobre a SR e seus componentes). Mas desta vez a coisa seria, e foi, muito mais difícil - neste ano em especial. Desembarcamos às dezoito horas, e depois daquela euforia de todos do reconhecimento do novo lar, Terezinha começou a passar mal, muito mal, com falta de ar e inchaço nas pernas. Graças a Deus eu tinha alguns nomes de pessoas para contato, e já as tinha procurado e conhecido quando viera com Terezinha conhecer a cidade, alugar apto e montá-lo, e uma delas foi especial (com a qual, infelizmente, perdi o contato; mas ainda vou retomá-lo), o João Baptista Motta (o Mottinha), que havia sido técnico de censura contratado do DPF e de lá já tinha saído, tornando-se um grande empresário capixaba. Gentil, amigo de entregar-se, de doar-se, telefonei-lhe de imediato, pois não conhecia ninguém nem nada e logo ele apareceu lá em casa com um médico amigo, o dr. Alair (que anos depois trabalhou comigo na CST), por sinal irmão de um ex-cabo da GEB, Diomedes, meu peixe. Alair recomedou internação imediata e levou-nos para a Santa Casa, em uma ladeira no centro de Vitória, e convocou para atender Terezinha um amigo médico, então secretário de saúde do estado, o dr. Gélio (ou nome parecido). Resultado: Terezinha estava com pressão 22x20, bastante inchada, fruto da retenção de líquidos, e tomou doses cavalares (injetáveis) de remédio para retirar o excesso de água, e ainda remédios para baixar a pressão. Foi convocado, para examiná-la, o papa do cardiologismo no ES (nada como ter um cargo de importância), o professor-doutor Victor Murad, que diagnosticou um problema renal. Com isto passamos a noite inteira lá, e na segunda-feira tínhamos uma consulta marcada no hospital São José, também no centro da cidade, atrás do Parque Moscoso, que então disputava com o hospital Evangélico de Vila Velha os primeiros estudos sobre problemas renais e sua solução definitiva, o transplante. Um domingo de Terezinha deitada, de repouso e tomando remédios para pressão, sem poder beber líquidos. Mas o trabalho esperava por mim e na segunda-feira, antes de levar Terezinha ao hospital, apresentei-me, tomei posse e marquei uma reunião geral pras quatorze horas, conhecendo assim a equipe e começando a implantar a minha filosofia de trabalho. Ainda bem que era época de férias e já havíamos escolhido o colégio, a cem metros do apto, o Martim Lutero, tido como um dos melhores de Vitória. E, melhor ainda, tínhamos a Joana, que com o aprendido com Terezinha e muita garra tocava tudo com perfeição, dando-nos tranquilidade para encarar o que viesse. Ainda bem que as crianças a entendiam e colaboravam. Exames feitos disseram que Terezinha estava com os rins comprometidos, causa genética, de nascimento, com um já sem função renal, do tamanho de um figo murcho, e outro quase, com pouca funcionalidade, e que a saída seria um transplante renal. Enquanto isto ela teria de ficar na hemodiálise, ou seja, ligada dia sim, dia não à máquina purificadora, que mecanicamente retirava todo o sangue, limpava-o das impurezas e devolvia-o ao corpo, efetuando o trabalho que os rins deveriam fazer. Mas no primeiro mês, por motivos médicos, esta ação teria de ser feita pelo abdomen, através da hemodiálise peritonial, enquanto instalariam no pulso dela um chante (acho que é este o nome), um aparelhinho que forçava o sangue a circular com mais força na região do braço, por onde seria feita a hemo. Eu, que sou muito forte pra tudo, inclusive pra doenças minhas, sou fraquíssimo pra males, doenças ao meu redor, ainda mais de pessoas que amo. A tal de peritonial (saí da sala quando começaram) consistiu em, com um tipo de saca-rolhas, furar a barriga de Terezinha e lá introduzir uma sonda, retirando o excesso de líquido. Foi foda e Terezinha sem reclamar, como a admirei e admiro. Foi um ano em que ela amadureceu (muitas vezes pensando sozinha, outras em longas conversas comigo) a decisão do transplante e o nosso futuro. Madeira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

um homem experiente

Vila Velha, ES, Brazil
Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.